Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

TEXTOS EM PROSA

Textos pessoais em prosa, excertos de livros, comentários a certo tipo de imprensa etc.

TEXTOS EM PROSA

Textos pessoais em prosa, excertos de livros, comentários a certo tipo de imprensa etc.

29 Mai, 2020

As Cruazadas

Entre a primeira expedição, dizimada antes de chegar a Jerusalém, e a última, em que Luís IX, rei de França, morreu de peste mal desembarcou em Cartago, as vitórias obtidas alternavam com as derrotas e o Sagrado Sepulcro acabou por ser perdido. Nada haveria na história do cristianismo de mais anticristão do que os actos cometidos pelos cruzados se depois deles não tivessem surgido os de outros que, em vez da espada, usavam a fogueira e continuado a existir aqueles que esbanjam (...)
--- Este vento insalubre que vem do rio... --- Ela inspirou com força. --- Os médicos não identificaram a minha doença, agora sei o que é. A Peste Branca. Foi um marinheiro que ma pegou na galera de meu pai quando fugíamos de Margarida de Anjou. Fitei-a horrorizada. A Peste Branca era sempre fatal. Atacava os pulmões e a pouso e pouco ia roubando a vida a uma pessoa. Pior, era uma (...)
21 Mai, 2020

O ENIGMA GOYA

O Retrato do Menino Manuel Ceán apercebeu-se de que Goyanão fazia caso da sua prédica financeira e notou como o pintor tinha ficado concentrado na sua própria obra. Não era a primeira vez que Ceán (...)
21 Out, 2016

Plantas Espontaneas

Aceras anthropophorum - OrchidaceaeAegilops geniculata/trigo-de-perdiz - PoaceaeAgave americana/piteira-azul - AgavaceaeAgrimonia eupatoria/agrimonia - RosaceaeAgrostis capillaris - Poaceae/agrostinidaeAgrostis curtisii/erva sapa - Poaceae/agrostinidaeAllium roseum/alho-rosado - AlliaceaeAlopecurus arundinaceus - Poaceae/alopecurinaeAlopecurus pratensis - (...)
21 Out, 2016

Rosaceae

Agrimonia eupatoria/agrimónia Chaenomeles japonica/marmeleiro do Japão Cotoneaster comptus Cotoneaster conspicuus Cotoneaster horizontalis Cotoneaster lacteus Cotoneaster microphyllus Cotoneaster pannosa Cotoneaster sacilifolius Crataegus monogyna/pilriteiro Crataegus monoguna ssp.brevispina Duchesna indica Eriobotrya japonica Filipendula (...)
09 Out, 2016

Os Panfílovtses

 A verdade e a invenção sobre os que, em 1941, detiveram os tanques inimigos às portas da capital Altas horas da noite, em meados de Novembro de 1947, vieram os "tchequistas"1 buscar o herói-panfílovets 2 (...)
09 Out, 2016

Apontamentos

1 - Tchekist: Funcionário da Comissão Extraordinária pan-russa de Combate à Contra-Revolução e sabotagem ... 2 - Panfílovtses são combatentes da 316ª Divisão de infantaria ( posteriormente 8ª da Guarda) formada na cidade de Alma-Ata da RSS do Cazaquistão e na cidade Frunze da RSS Quirguiz, sob o comando do comissário militar da RSS Quirguiz, Major General Ivan Panfílov, que participaram, em 1941, na defesa de Moscovo.   3 - kazakhs: Povo turco, população indígena do (...)
Impunidade sempre houve no futebol português, camuflada, insinuada, mais intensa no regime anterior, mais esbatida no regime democrático... Mas nos dias que correm ela ergue-se arrogante, assume uma postura como nunca se vira: tem rosto e assinatura... A impunidade da CD da liga de clubes que viola a lei das escutas telefónicas; a impunidade da FPF que se escuda num documento populista sem qualquer valor jurídico e invoca o estatuto UTILIDADE PÚBLICA para sancionar a condenação (...)