Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

TEXTOS EM PROSA

Textos pessoais em prosa, excertos de livros, comentários a certo tipo de imprensa etc.

TEXTOS EM PROSA

Textos pessoais em prosa, excertos de livros, comentários a certo tipo de imprensa etc.

Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
Página 1272
Bicha 8. Fileira de pessoas (ou de qualquer coisa) dispostas umas após outras, fila.
Contrariamente ao que afirmou a cantora brasileira Marina Elali, num programa televiso, também no brasil é normal dizer-se bicha nas mesmas situações em que as pessoas normais o dizem em Portugal.

Publicações Europa-América
E. M. Forster
Passagem para a índia, página 84:
"--- Meu caro jovem doutor, diz o roto ao nu... ! Não conhece o ditado?"
Miguel ângelo, vocalista dos Delfins, disse, aos microfones da Kiss FM Lisboa, que havia alertado os elementos da banda espanhola Los Rotos, para o facto de terem de mudar de nome em portugal.
Não quererá Miguel Angelo proceder do mesmo modo em relação ao texto supracitado?

Sou forçado a concluir que a malta do mundo da música (e, pelos vistos, também o Ricardo) anda muito enrabichada com palavras que porventura possam ter uma acepção sinónima de indivíduo efeminado ou até mesmo com aquelas que só a têm na linguagem de grupos socioculturais mais rasteiros...
--------------------------------------------------------------------------------------------          (Mas todas estas realizações foram apenas o preâmbulo do grande desafio da vida de Houaiss. Em 1986, ele deu início à elaboração de sua obra máxima: o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Assumiu o desafio e o compromisso de fazer o mais completo dicionário da nossa língua, acompanhou todas as etapas de criação e elaboração da obra - até sua morte em 1999. O dicionário foi concluído por sua equipe, hoje reunida no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia, no Rio de Janeiro.)

2 comentários

Comentar post